Personal | University ?

by - 06:36:00

Uma cidade desconhecida rodeada de pessoas e coisas novas !
A adaptação não vai ser fácil, mas como se costuma dizer, primeiro estanha-se, depois entranha-se !

Se fazem parte daquele grupo que foi colocado sabem certamente aquilo de que falo, se estão a tratar do assunto, a seu tempo as coisas irão aparecer, mas se ainda não é este ano que entram no ensino superior passo a explicar, isto começando pelo principio...


A Candidatura.

Desde pequena que gosto muito de fotografar, queria ser fotógrafa, no entanto por causa dos custos em material e do curso ser demasiado específico decidi colocar isso para último plano e optar por uma área mais abrangente e igualmente do meu agrado, comunicação e multimédia.
Fiz previamente todos os cálculos e vi minuciosamente as notas dos últimos colocados antes de me candidatar, informei-me sobre os cursos e descartei os impossíveis. Na minha candidatura tudo se resumia a cursos onde gostava realmente de entrar, não fosse eu calhar num que não me inspirasse muita vontade, nas seis opções constaram apenas duas áreas.
A minha primeira opção baseou-se em primeiro lugar pela média de acesso, pelas cadeiras do curso e pela proximidade, depois foi só esperar e pensar e se...
Os Resultados. 


O tempo de espera mata qualquer um, no dia da nossa "sentença", duas horas antes de saírem os resultados recebi uma sms da universidade (primeira opção) mas tentei conter-me e acalmar-me não fosse o sistema ter-se passado e ter enviado aquilo para o número errado, nunca se sabe, podia acontecer ... 
Acalmei-me, aguardei pela confirmação via e-mail, e aí sim, deitei os foguetes todos e ainda apanhei as canas !

A Matrícula.


Temos cerca de uma semana para nos matricular-mos na universidade onde fomos colocados, um conselho : vão o mais cedo possível, caso contrário vão ter umas cem ou duzentas pessoas a vossa frente, o que por um lado vos dá umas boas horas para observarem o espírito que ali se vive.
Procurem saber com antecedência quais os documentos necessários para a matricula e ponham tudo em dia.
Ah, e não se preocupem se parecer que vão ter um enfarte, acho que é normal ...


O Alojamento.

Como é óbvio se ficarem longe de casa tem de arranjar um sitio para ficar, comecem a reunir alguns contactos das várias opções para onde se candidataram, assim depois se precisarem já não perdem tempo a procurar e pode ser que arranjem alguma coisa. 
Outra opção, e talvez a melhor para alunos que acham que vão ter bolsa são as residências universitárias. É certo que durante os primeiros tempos fica ligeiramente mais caro mas caso venhas a ter direito és reembolsado e pagas menos ao longo dos meses.

Nas residências há uma maior socialização e fazes amigos mais depressa , pelo menos é o que espero que aconteça...
Por agora a única coisa que sei da minha companheira de quarto é o nome...
A Preparação.

Aí vem um grande problema, o que levar comigo!
Como é óbvio vou levar roupa normal, mas penso que a vou deixar descansadinha no armário e vou usar roupa mais desportiva e que possa ser destruída por assim dizer...
Produtos de higiene são sempre indispensáveis, comprimidos, um pequeno kit de primeiros socorros não vá eu esbardalhar-me por lá...
Montes e montes de comida, um stock no roupeiro e outro no frigorífico 
comum, espero é que a comida não ganhe pernas...
Coisas para me entreter e gadgets, um ou dois livros, mp4, o computador, a máquina fotográfica...
Decoração para o quarto, um candeeiro de mesa, uma ou duas molduras, algo para o tornar mais acolhedor e sobretudo mais meu.


A Adaptação ? Essa conto-vos depois...


Apesar de tudo estou entusiasmada mas há uma tristeza que me assombra, a de deixar partes importantes para trás, no entanto é uma preparação para o futuro, certo ?
facebook | twitter | youtube

You May Also Like

6 comentários

  1. A universidade não é um bicho de sete cabeças :) Vai correr tudo bem
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. No inicio aée pode ser um bocado estranho, mas depois vais adorar. Vais ver. Boa sorte

    http://bcoloryourdreams.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. São etapas da nossa vida, faz parte e agora pode-te parecer "assustador" toda esta mudança mas vai ser mais fácil que imaginas...Falo por mim :)
    Muita sorte nesta nova etapa, beijinho ♥

    ResponderEliminar
  4. R: Queria ir p politécnico de Santarém, vou ver os resultados dia 26. Mas queria ficar lá, mesmo sem ter bolsa. É mais barato claro, mas tb fica barato sem ter (fica por 115 quarto individual e 98 duplo) por isso acho que não é muito... Obrigada :) Não sei o que se passa com o meu blog sinceramente xD Mas só posso "repará-lo" amanhã, obrigada pelo aviso!

    Já agora, obrigada também pelos posts sobre a faculdade. Também devo ir para um sítio novo e não conheço ninguém, portanto vou saber o que isso é...

    ResponderEliminar
  5. Obrigada imenso por fazeres este meu pedido! Adorei o post! Boa sorte nesta nova etapa da tua Vida!

    Beijinhos<3

    ResponderEliminar
  6. É uma nova etapa das nossas vidas, não será o fim do mundo :) Boa sorte!

    http://raindrop.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar